segunda-feira, janeiro 22, 2007

somos aquilo que comemos...(5)

t


ASAE deteve seis pessoas por abate clandestino de gado
Carne abatida clandestinamente chegou a restaurantes


“A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou a detenção de seis pessoas por abate clandestino de gado, no decurso de quatro operações de fiscalização em várias zonas do país. De acordo com o porta-voz da ASAE, Manuel Lage, no âmbito destas quatro operações, dirigidas a 11 alvos, foram apreendidas cerca de duas dezenas de carcaças de gado bovino, suíno e caprino, bem como diversas peles e instrumentos de abate.”
Fonte: Jornal de Notícias 2007-01-18

“A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) admitiu que carne proveniente de 11 locais de abate clandestino fiscalizados desde o fim-de-semana foi vendida em restaurantes, chegando ao consumidor sem qualquer controlo de qualidade.
Segundo o porta-voz da ASAE, Manuel Lage, os animais eram abatidos nas próprias casas ou em barracões sem o "mínimo de condições e controlo sanitário" e a carne comprada por restaurantes e consumidores particulares "sem garantia de que esteja em condições de ser consumida".
De acordo com a mesma fonte, num dos locais fiscalizados, em Almada, as carcaças abatidas conviviam com cerca de 20 cães e os seus detritos.
Durante esta operação, a ASAE chegou mesmo a aperceber-se de que alguns compradores se encontravam no local para adquirir carne.
Manuel Lage disse que o abate clandestino é um fenómeno generalizado em Portugal, muitas vezes escudado na tradição rural de matar animais para consumo próprio e dos vizinhos.”
Fonte: AgroNotícias 2007-01-19
t
Em 2006, a ASAE fez 50 acções de fiscalização ao abate clandestino de animais, tendo instaurado 42 processos-crime e feito 40 detenções.
t
O abate clandestino de animais é um crime punido com penas até três anos de cadeia, normalmente convertíveis em multa.
t
informação retirada do qualfood
T

6 comentários:

asdrubal tudo bem disse...

e quem é que nos safa da porcaria que andamos a comer há anos sem fim?

Anónimo disse...

Pelos vistos ninguém; ou a ASAE mas muita atrasada.

Capitão-Mor disse...

Hum...este é um assunto delicado. Poder ser um pouco chocante para alguns estômagos mas a carne mais saudável que existe é a equina. Pura e simplesmente porque o animal não aceita alimentação de má qualidade, nem sequer água suja. Ou então carne de caça. Mas é claro que isto é chocante para muitas pessoas.

Teresa disse...

asdrubal e marta,
pois é. a dimensão de estabelecimentos que abriram e continuam a abrir sem os requisitos mínimos e as respectivas licenças é enorme! veremos se a ASAE consegue por ordem nisto...e cada um de nós também, através dos livros de reclamação!

Teresa disse...

capitão-mor,
nunca provei...mas se os requisitos de abate e comercialização não forem cumpridos, vamos dar ao mesmo!
um abraço.

António disse...

Se não convertessem as penas de prisão em multas, provavelmente quem seria abatido eram os abatedores.