segunda-feira, janeiro 15, 2007

somos aquilo que comemos...(4)


OMS alerta para novo surto de gripe das aves no mundo



" A Gripe das Aves vai alastrar pelo mundo fora mais uma vez este Inverno e os focos recentemente anunciados na Ásia são apenas o início de uma nova epidemia, advertiu hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS). (...) No entanto, referiu, os governos estão este ano melhor preparados para enfrentar a doença. Esperemos que os governos que no passado não estavam preparados estejam desta vez prontos» (para enfrentar a doença), disse Peter Cordingley, que admitiu que alguns países, que não quis nomear, ainda não estão preparados para lidar com um novo surto da Gripe das Aves.


A Indonésia anunciou hoje o 59º caso mortal no país, um dia depois do 58º caso, o Japão está a investigar a possibilidade de um novo foco, enquanto a epizootia (doença que ataca ao mesmo tempo muitos animais da mesma região) continua a ganhar terreno no Vietname.

Na quarta-feira a China anunciou um novo caso de infecção humana, o primeiro em seis meses e o 22º desde 2003, mas o doente, que tinha sido contaminado em Dezembro, conseguiu recuperar e está bem de saúde.

Desde o novo surto de finais de 2003 na Ásia, a Gripe das Aves provocou 159 mortos em todo o mundo, de acordo com uma estatística da OMS.

A Organização Mundial de Saúde receia que o H5N1, a estirpe mais mortal da Gripe das Aves, sofra uma mutação e passe a propagar-se através do contacto humano, o que provocaria uma pandemia.
A Indonésia é o único país a ter registado até agora um caso confirmado de infecção por contágio humano. Fonte: Diário Digital"


notícia retirada daqui imagem dacolá


ora, face às considerações da OMS, que sou eu para contradizer? mais vale prevenir! estejamos atentos e se algo de novo surgir, tentarei divulgar.
T

2 comentários:

Anónimo disse...

Já um caso de contágio humano?
Mas ninguém fala, não é esquisito?
beijinhos

Teresa disse...

pois,marta.
estas são as informações que me chegam porque estou ligada à área alimentar, mas como em tudo, o que nos chega pelos orgãos de comunicação já vem filtrado...realmente não sei a dimensão do problema.