terça-feira, outubro 23, 2007


ontem, já depois da hora de encerramento das lojas aqui no funchal, tentei ir a uma livraria aqui ao pé. entrei, já iam fechar, mas logo disseram " o cliente entrou, é atendido!" pedi um guia de amsterdão e qual não é o meu espanto, quando sou conduzida por um mundo que não imaginava existir. livros, livros e mais livros. ainda por cima, com as capas todas à mostra. deixo-vos um pouco da história desta impressionante livraria esperança onde podem consultar o site e efectuar encomendas:



"A História da Livraria Esperança inicia-se em 1886 com a criação da Livraria e Tipografia Esperança por Jacintho Figueira de Sousa, avô do actual administrador da Fundação Livraria Esperança. Foi o primeiro estabelecimento comercial no Funchal e na Madeira a vender exclusivamente livros, pois nos outros locais faziam-no junto com os restantes artigos. (...) Nessa altura a Livraria Esperança adoptou um conjunto de orientações a que ainda hoje se mantém fiel:

- A Livraria Esperança tem em stock quase todos os livros em português, ou seja, todos os editados em Portugal e muitos dos que, tendo sido editados no Brasil, têm distribuidores em Portugal.

- A Livraria Esperança é uma Livraria de Fundos, ou seja, uma vez vendido um título este é reposto de imediato até que o editor o defina como esgotado (ou seja, que não existem mais livros disponíveis). A Livraria Esperança é a única Livraria de Fundos a operar neste momento em Portugal.


- A Livraria Esperança apresenta os seus 94.000 livros diferentes expostos de capa por considerar que essa é a melhor forma de publicitar o livro.


Em 1991 para continuação desta iniciativa foi criada a Fundação Livraria Esperança que é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) - Declarada de Utilidade Pública, para com metade dos rendimentos a distribuir da livraria serem oferecidos livros às crianças do Arquipélago da Madeira, com o objectivo de divulgar hábitos de leitura.


O espaço da sucursal foi sendo sucessivamente alargado, tendo actualmente cerca de 1200 m2 e mais de 96.000 livros diferentes expostos de capa. São estes os números que fazem da Livraria Esperança a maior Livraria do País e uma das maiores Livrarias do Mundo."


9 comentários:

Anónimo disse...

Que espectáculo!

Ainda há coisas do outro mundo, ou maneiras de estar de outros tempos.

Merece que se olhe para ela e se lá vá comprar.

Obrigado pela informação.

Teresa disse...

é mesmo um espetáculo, marta. só visto!

beijinhos.

augusto disse...

isso é o q se chama uma verdadeira "pedra sobre pedra" :)

Capitão-Mor disse...

Quando estiver de passagem por Lisboa, aconselho-te uma ida à "Lêr Devagar" no Bairro Alto, caso não conheça. Muito boa também...

Teresa disse...

augusto?!?
com nova casa? já lá fui.
bom fim-de-semana.

Teresa disse...

capitão-mor,
não conheço, não. vou guardar a sugestão.
beijinhos aí para esse lado :)

Teresa disse...

nem mais, mfc.

apetecia perder-me por uma semana :)

augusto disse...

com 2 gatos no telhado :)

Teresa disse...

augusto,

mais do que 2!