segunda-feira, fevereiro 26, 2007

somos aquilo que comemos...(6)

Uma operação de fiscalização levada à cabo num hotel em Lagos, Algarve, a ASAE aprendeu 800 quilos de produtos alimentares devido a congelação incorrecta. Foi instaurado um processo de contra-ordenação e efectuada a destruição dos produtos impróprios para o consumo.

Fonte:Barlavento Online em 2007-01-08

Não é permitida a congelação dos géneros alimentícios de forma caseira, em estabelecimentos/operadores económicos cujos alimentos se destinem a terceiros. Existe equipamento adequado que efectua a congelação num curto espaço de tempo, denominado por túneis de congelação, blast chillers, etc. Estes funcionam com temperaturas muito baixas fazendo com que o centro térmico no interior do alimento atinja temperaturas negativas em 30 min. o processo de congelação/ descongelação permite o desenvolvimento microbiano, por este motivo torna-se esencial que sejam efectuados no mais curto espaço de tempo possível e que o líquido de descongelação não eteja em contacto com o produto alimentar. mais esclarecimentos através de teresa_sp@hotmail.com

3 comentários:

Anónimo disse...

E a fiscalização feita nos restaurantes do Freeport em Alcochete?
A maior parte dos restaurantes lá instalados há mais de um ano continuam sem licenças e também foram apreendidos produtos alimentares.

Capitão-Mor disse...

Hum...será que comer fora de portas vai-se tornar no novo desporto radical? :)

Teresa disse...

eu vi, marta, mas ainda não me informei bem sobre esse caso. aqui para o norte têm fechado alguns restaurantes, e bem preciso é...!






oh meu capitão,
sem dúvida! :))))